As parassonias são distúrbios ou fenómenos indesejáveis do sono caracterizadas por actividades motoras durante a noite, com uma duração e frequência variáveis. Muitas parassonias estão relacionadas ao sono de ondas lentas, onde não se sonha e que é muito frequente no início da noite. E outras são mais vistas na fase do sono que chamamos de sono REM, por termos actividade importante dos olhos, sonhos e por ser muito mais prevalente no final da noite.
Hoje vamos falar de sonambulismo. O sonambulismo é um distúrbio do sono que se caracteriza por andar e ter comportamento motor mais complexo durante o sono. Na verdade as pessoas com sonambulismo podem ter um comportamento automático bem semelhante a uma pessoa acordada, chegando a querer dirigir um carro por exemplo. As pessoas estão dormindo, não se recordam do que acontece e no sonambulismo não há relação com o sonho. Este tipo de parassonia está relacionado ao sono de ondas lentas e ocorre muito mais frequentemente no início da noite.
A prevalência varia de 5 até 15% e é muito mais frequente em crianças. A faixa etária de início dos sintomas é dos 4 aos 8 anos e tende a desaparecer com o avanço da idade. A história familiar é frequente. Um pai e/ou uma mãe com passado de sonambulismo possuem maior chance de verem seus filhos sonâmbulos.
Não há risco de se acordar um sonâmbulo. O que se nota é que estas pessoas estão em sono profundo, apesar de parecerem acordados. Por este motivo esses indivíduos acabam retornando à sua cama sem acordarem ou se lembrarem de nada.
A melhor opção é calmamente encaminhá-los de volta a sua cama. O tratamento do sonambulismo consiste evitar acidentes com prévia atenção com objectos pontiagudos, móveis no caminho e janelas que podem ser abertas e que podem levar a ferimentos nestas pessoas. O sonambulismo é um distúrbio benigno que tende a passar com a idade e que normalmente não apresenta prejuízos para a saúde destes indivíduos. Em casos de frequência exagerada dos episódios, ou com alguma injúria, há indicação de tratamento medicamentoso com bom resultado.
Voltar para Crónicas e Artigos |